A localização geográfica das nossas instalações abrange o mundo inteiro, mas existem ainda alguns lugares pouco explorados pelas nossas equipas de projeto. A Mongólia foi um dos locais mais interessantes que acrescentámos recentemente à nossa lista de produtos entregues. Esta foi realmente uma viagem extraordinária para conseguir entregar todos os materiais num lugar tão distante, que vale definitivamente a pena mencionar na história. Por isso, não esperemos mais e comecemos.
A vastidão da paisagem verde que rodeia a área da construção poderia facilmente tirar o fôlego a uma pessoa. Os verdadeiros sorrisos e a alegria que testemunhamos nas imagens partilhadas pelo cliente enchem os nossos corações de pura gratidão – estamos felizes por os nossos produtos conseguirem tocar a vida das pessoas, apesar da distância, e trazer-lhes tanta alegria.
Conheçam a residente!
A nossa cliente Lkhama sonhava com a casa de madeira há já algum tempo. Depois de poupar o dinheiro necessário para a compra de uma casa, o sonho estava finalmente pronto para se tornar realidade. Com a ajuda de um amigo - o hábil e experiente engenheiro aposentado Josef - o projeto da casa de madeira decorreu sem sobressaltos e rapidamente.
A cara feliz revela que a Lkhama está encantada com a sua nova casa – e o sentimento é duplo, pois estamos mais do que felizes por realizar os projetos de sonho dos nossos clientes.
A avó Lkhama é a principal residente da casa; no entanto, as suas duas filhas visitam-na frequentemente com as suas famílias. Todos, incluindo 5 netos, têm espaço à mesa de jantar. A casa tornou-se o centro da família.
O produto
Os principais requisitos para a casa de madeira foram a eficiência económica, a manutenção da casa (principalmente os custos de aquecimento no inverno) e a sua capacidade de suportar o clima extremo da Mongólia. O projeto começou com a escolha do modelo apropriado. A nossa casa de madeira residencial de dois andares LIVINGTON revelou-se a melhor solução. A opção com isolamento de dupla camada foi a mais adequada para o clima rigoroso e extremo. Por isso, o modelo revelou-se a escolha perfeita!
A viagem à fábrica da Pineca
Depois de escolher o modelo, para se certificar de que a qualidade dos produtos Pineca era do mais alto nível, o Josef decidiu visitar o nosso escritório em Vilnius, Lituânia, e a fábrica onde o produto seria feito. Tivemos o prazer de organizar a viagem de visita para lhe mostrar como são feitas as nossas casas de madeira e a qualidade das matérias primas utilizadas. O Josef visitou também uma casa construída pela Pineca na Baviera, para avaliar a qualidade e aparência do nosso produto acabado. As viagens foram um sucesso, e assim se começaram a pôr mãos à obra!
O requisito chave: isolamento térmico fiável
O principal requisito que ficou claro desde o início do projeto foi assegurar que a casa seria habitável mesmo durante as condições climatéricas mais rigorosas da Mongólia, garantir a eficiência de custos, as propriedades de retenção do calor e assegurar que a família teria calor e conforto durante todo o ano.
De forma a vedar as paredes contra os ventos fortes e frios, a equipa decidiu também utilizar fitas isoladoras coladas em todas as juntas das paredes interiores e exteriores e em todas as uniões da madeira." - Josef
O "aquecimento" da casa depende de um pequeno fogão a lenha, daqueles normalmente utilizados para aquecimento e para cozinhar num yurt. Em frente à parede de madeira foi construída uma parede de tijolos pesados, para armazenar melhor o calor e proteger a parede de madeira.
Outra parte essencial para a longevidade e eficiência térmica do edifício foi a implantação das fundações adequadas a este clima e ao solo, que congela até 3 a 4 m de profundidade no inverno.
Sobre esta subestrutura foi aplicada espuma de PU de 10 cm (Finnfoam) e sobre esta foi colocada uma laje de betão armado com 20 cm de espessura, que foi também isolada termicamente nas laterais com 10 cm de espessura." - Josef
O processo de montagem
A montagem de toda a casa foi assegurada pelo amigo do engenheiro Josef, o carpinteiro Heiko da Baviera, que executou os trabalhos de carpintaria, telhado e canalização de forma rápida e perfeita, com apenas dois ajudantes da terra.
É particularmente agradável testemunhar como, num espaço de tempo relativamente curto, um edifício se transforma numa casa. Ter um engenheiro experiente e entusiasta a bordo foi muito útil em todo o processo de construção e permitiu terminar o projeto em pouco tempo.
Este tipo de projetos exclusivos anima os nossos dias e traz-nos alegria. A capacidade de chegarmos longe da nossa geografia habitual expande os nossos horizontes e permite-nos tocar a vida das pessoas. Satisfazer necessidades diferentes dos nossos projetos habituais foi também uma aventura excitante - ver os nossos produtos a servirem plenamente o seu propósito é uma experiência extraordinária, enriquecendo-nos com momentos de realização e de apreço.
Desejamos à nossa cliente muitas e belas memórias na sua preciosa casa de madeira.