Tem a certeza que quer realizar esta ação?
Manutenção do produto
Uma casa de madeira, uma construção de jardim ou uma garagem bem conservados podem durar décadas ou até mesmo uma vida inteira. No entanto, para garantir a longevidade da sua construção recém-construída e evitar que ela fique danificada, a estrutura deve ser devidamente cuidada e ser submetida a trabalhos de manutenção regulares, que também são essenciais para efeitos de garantia.
Tratamento da construção de madeira
Uma das práticas de manutenção mais eficazes para casas de madeira, como, por exemplo, o tratamento regular e oportuno da sua casa de madeira ou construção de jardim com um revestimento de alta qualidade, protegerá a estrutura de:
• Apodrecimento, mofo, descoloração e danos causados por insetos;
• Danos causados pelo sol, que podem causar a quebra dos troncos de madeira.
Conselhos para garantir a longevidade das construções com tratamento de madeira:
• Aplicar o tratamento logo após a instalação do edifício de madeira e posteriormente de forma regular (pelo menos uma vez por ano, dependendo da qualidade do revestimento).
• Certifique-se que aplica uma camada extra de revestimento onde a humidade tende a acumular em maior quantidade: nas zonas de intervalos das paredes, nas molduras das janelas e portas e nas placas corta-vento.
• Aplique o tratamento apenas em madeira totalmente seca. Se a construção ficou húmida durante a instalação (por exemplo, devido à chuva), espere até que esteja completamente seca. Caso contrário, há um grande risco de que a madeira fique afetada por mofo.
• Utilize um tratamento à base de óleo e não comprometa a qualidade. O revestimento da madeira é um passo fundamental para garantir a longevidade da sua estrutura de madeira.
Deformações estruturais naturais (temporárias)
Quando a madeira de conífera é afetada por humidade externa (como, por exemplo, chuva forte) ou flutuações de temperatura, pode encolher e expandir. Este é um processo natural que pode levar a deformações estruturais temporárias, que devem ficar resolvidas por si só, num curto período de tempo. Quando os níveis de temperatura e humidade voltarem ao normal, a estrutura retornará ao seu estado original.
Tenha em conta que este processo não está de todo relacionado com a qualidade da construção, pois esta é uma característica da madeira natural. Se estiver a sentir humidade persistente na sua casa de madeira, certifique-se de a ventilar bem para que a madeira retorne rapidamente ao seu estado anterior.
Fissuras e fendas na madeira
As alterações de temperatura também podem causar fendas repentinas na madeira. Se a construção de madeira receber, continuamente, muita luz solar direta, há uma alta probabilidade de começarem a surgir algumas fendas. Isto não compromete a integridade da sua construção de madeira e é uma ocorrência completamente normal definida pelas propriedades deste material natural de construção: a madeira.
Proteção contra o mofo
Se o seu edifício de madeira é, de forma contínua, afetada por humidade persistente e não for adequadamente ventilada, pode levar ao crescimento de mofo, que não é saudável para o seu bem-estar nem é bom para a própria estrutura da madeira. Uma forma de prevenir o mofo é manter o nível de humidade baixo, o que pode ser bastante difícil, especialmente considerando condições climáticas adversas que são impossíveis de evitar.
Uma opção mais prática é garantir uma ventilação adequada. Se o mofo aparecer na madeira, apesar dos seus esforços para o evitar, não se preocupe, existem produtos para remoção de mofo que pode encontrar em qualquer loja de materiais de construção.
Importância de uma base nivelada e seca
Os alicerces das construções de madeira desempenham um papel crítico na longevidade e correção estrutural do edifício. Independentemente de optar por placas de betão, fundações de madeira, suportes ajustáveis ou uma base de betão, o primeiro e mais importante passo é garantir que a fundação se encontra nivelada.
Uma fundação irregular afeta negativamente a resistência da construção e tende a acumular água, provocando humidade e mofo, placas inchadas e outros danos estruturais. Para garantir o perfeito estado da sua construção em madeira, não instale uma estrutura de madeira sobre uma base molhada: espere até que esteja completamente seca.
Montagem de janelas e portas
Outro aspeto importante a considerar é o ajuste adequado de janelas e portas. Devido ao assentamento natural das molduras de madeira, poderá sentir dificuldades ao abrir e fechar janelas e portas.
As aberturas das janelas e portas são intencionalmente maiores do que as próprias janelas e portas, pelo que notará algumas brechas nesta área quando a estrutura estiver montada. Para garantir uma experiência de abertura e fechamento suave, certifique-se que encaixa cuidadosamente as janelas e portas nas suas dobradiças e aguarde pelo menos dois anos para que a madeira assente antes de aplicar qualquer agente isolante (como espuma expansiva) nas ranhuras.
Evite o excesso de humidade nas janelas e portas
O excesso de humidade pode provocar o empenamento das janelas e portas: com o tempo, podem aparecer fendas e deformações entre o caixilho da janela e a moldura, permitindo que a temperatura exterior afete o seu conforto térmico. Para evitar isso, uma vez que a estrutura esteja montada, certifique-se de revestir completamente a área da janela e da porta com uma camada de base ou primer e duas demãos de tratamento protetor.
Se a sua porta já começou a empenar mas agir rapidamente, pode ser possível arranjá-la:
• Remova a porta e elimine qualquer tratamento na parte superior ou inferior com lixa.
• Coloque-o no chão e avalie os danos gerais. Se não for muito grave, pode colocá-la num suporte e colocar pesos nas laterais.
• Evite danos colocando um pano entre a porta e os pesos. Isto deve devolver à porta a sua forma em um ou dois dias. Se estiver muito dobrada, será necessário colocar toalhas húmidas nas áreas afetadas para reintroduzir a humidade e permitir que a porta relaxe.
• Quando estiver direita, pode colocá-la novamente. Trate todas as portas e madeiras sem acabamento com um primer e um tratamento de boa qualidade para evitar problemas futuros. Isso garantirá a longevidade de cada porta e janela.
A importância da manutenção para efeitos de garantia
Todas as nossas construções têm uma garantia de 5 a 10 anos (a garantia de 5 anos aplica-se às construções de jardim mais compactas, cobrindo menos de 20m2 de espaço interior e com menos de 44mm de espessura de parede). A garantia apenas se aplica a estruturas que sejam submetidas a uma manutenção regular, tais como:
• Revestimento inicial da madeira (interior e exterior) e reaplicação anual de conservante à base de óleo ou tinta com cobertura de 80-120 mícrones.
• Seja garantida uma ventilação completa, oportuna e regular, para que o nível de humidade não exceda os 50%.
Quer saber como preservar a sua construção de madeira e garantir a sua longevidade? A nossa equipa está sempre pronta para lhe dar os melhores conselhos. Vamos falar detalhadamente sobre a manutenção dos nossos produtos! Ligue-nos hoje para o +351300527597